Programa de Extensão Universitária em Mediação Social e Cidadania

O Observatório Social da Operação Segurança Presente desenvolve a formação inicial do Extensionistas Universitários por meio do Programa de Extensão Universitária em Mediação Social e Cidadania

O curso de Extensão Cidadania, Mediação Social e Direitos Humanos está dividido em 4 módulos composto por 10 aulas em cada módulo, material didático de apoio, transcrição de cada aula e materiais de aprofundamento. Todos os conteúdos desenvolvidos estão disponíveis aos cursistas na plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado).

O módulo 1, Ambientação, conta com aulas sobre o uso do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado), desenvolvido pela UERJ, e conteúdos introdutórios acerca da atividade dos extensionistas dentro da Operação Segurança Presente.

O módulo 2, Cidadania e História, conta com aulas sobre o conceito de Cidadania e seu percurso histórico no Brasil. O objetivo é suscitar nos extensionistas a reflexão sobre o conceito e demonstrar a importância de exercerem sua atividade, respeitando os direitos dos cidadãos, sendo eles próprios portadores de cidadania.

O módulo 3, Mediação Social, trata do conceito de Mediação e sua aplicabilidade no cotidiano de trabalho dos extensionistas.

O módulo 4, Direitos Humanos, aborda a construção histórica desse conceito e sua aplicabilidade no cotidiano de trabalho dos extensionistas.

O curso apresenta também uma palestra de finalização, ministrada pelo coordenador geral do projeto, Professor Dr. Oswaldo Munteal. Essa palestra está disponível na página inicial do curso dentro da plataforma AVA para os cursistas que finalizam o módulo 4.

Após a finalização de todo o percurso formativo, o cursista deverá obrigatoriamente responder a uma pesquisa de avaliação do curso para obter o certificado.

A estrutura do curso, a programação das aulas, as ementas e a carga horária das aulas estão disponíveis aqui.

Ementas