O projeto

O projeto Observatório Social da Operação Segurança Presente foi iniciado em junho de 2021, a partir de uma parceria firmada entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Governo e a Secretaria de Estado da Casa Civil, com fulcro na Lei de Inovação e outros diplomas aplicáveis, atendendo à solicitação destas Pastas. 

O viés acadêmico do Observatório Social (de inovação, ensino, pesquisa e extensão) foi reconhecido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UERJ (PR-3/UERJ), a viabilidade jurídica de seu objeto foi reconhecida pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e pela Procuradoria Geral da UERJ (PGUERJ), e a viabilidade financeira do projeto foi reconhecida pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento do Regime de Recuperação Fiscal (COMISSARRF). 

A aproximação da UERJ, instituição com mais de 70 anos, referência em inovação, ensino, pesquisa e extensão, numa iniciativa pública, gerida por órgãos estaduais da Administração Direta, representa um marco de inovação no Governo do Estado do Rio de Janeiro e uma importante estratégia para o desenvolvimento social. 

O presente projeto tem por objetivo criar um espaço crítico permanente dentro da UERJ para a articulação das práticas de ensino, pesquisa e produção acadêmica, através de capacitação e formação por meio de extensão universitária em mediação social e cidadania, aplicadas às políticas públicas que envolvem a Operação Segurança Presente. 

Com o foco central na população, o programa adota um modelo pautado na promoção da cidadania e na mediação de conflitos sociais, através da humanização e prevenção, restabelecendo laços e o diálogo para concretizar os direitos fundamentais (humanos, sociais etc.) e estabelecer um convívio harmônico nos bairros onde as Operações governamentais atuam. 

A proximidade de agentes civis e assistentes sociais, que atuam nas Operações, junto aos cidadãos, nas ruas onde estão presentes, fazem da atuação dessas figuras uma referência para a sociedade civil. Se faz essencial capacitar e formar um número maior de cidadãos da sociedade civil para auxiliarem em abordagens que sejam diferenciadas, com foco na prevenção, composição e resolução de questões, de forma humanizada. Busca-se o aprimoramento dessa política pública integral, que é um dos maiores e mais bem sucedidos programas sociais e de cidadania do estado do Rio de Janeiro nos últimos anos. 

Diante da importância e da experiência consolidada em mais de sete anos de atuação das Operações, sucessivamente ampliadas para vários bairros da capital e municípios do estado, o Observatório Social da Operação Segurança Presente, enquanto espaço crítico, irá promover reflexões, análises e compreensão das ações sociais implementadas pelo programa e fornecer capacitação e formação, através da extensão universitária, para membros da sociedade civil se qualificarem como novos atores de políticas públicas, sob os vieses da cidadania, humanização, prevenção e mediação.

O envolvimento acadêmico da UERJ irá aprimorar a capacitação e a formação continuada de membros da sociedade civil que venham a exercer pesquisa de campo dentro das Operações do Governo, por meio de Extensão Universitária em Mediação Social e Cidadania, na modalidade de ensino à distância e com todos os materiais didáticos customizados e instrumentos de avaliação, desenvolvidos pelos professores e pesquisadores do Observatório Social.

Após o processo de formação, ensino e avaliação continuados, membros da sociedade civil não atuarão como meros auxiliares do Programa, mas, enquanto alunos e integrantes do Observatório Social, passarão a participar, ativamente, de reflexões e pesquisas em campo, contribuindo para o aprimoramento da política pública e de si mesmos, enquanto cidadãos.

O Observatório Social da Operação Segurança Presente irá fomentar pesquisas, divulgação de dados, elaboração de estatísticas e reflexão de resultados, além da sistematização e disseminação do conhecimento produzido e aplicado sobre os diferentes aspectos da relação do Programa junto à sociedade e ao território fluminense, tangibilizados por meio da publicação de livros, elaboração e distribuição de cartilhas informativas, criação de site e redes sociais e a realização de eventos científicos e acadêmicos.

Com a certeza de que o conhecimento se expande quando a teoria e a prática caminham juntas, o Observatório Social da Operação Segurança Presente pretende ser um espaço de fortalecimento do diálogo entre a Universidade Pública e as Secretarias envolvidas na consolidação dessa reconhecida política pública estadual, por meio da articulação entre pesquisadores e profissionais do meio acadêmico, gestores públicos, membros da sociedade civil e membros do programa que vivenciam a atuação da Operação Segurança Presente.

Os extensionistas universitários serão selecionados por meio de processo seletivo simplificado e celebrarão contrato temporário. Ainda que não se trate de um rigoroso concurso público, os critérios de seleção do processo seletivo são, todos eles, objetivos e impessoais (análise de formação acadêmica e experiência profissional) e o resultado da ordem classificatória será gerado por sistema informatizado, sem interferência humana, seja na contagem da pontuação, seja na geração do ranking, para a maior lisura do procedimento.

Os critérios objetivos de formação acadêmica e experiência profissional são variados, para gerar interesse em um número ainda maior de candidatos, para aumentar a competitividade, sem perder de vista que se trata de um Projeto de Observatório Social de uma política pública específica do Governo, cujo maior expoente é a Operação Segurança Presente. Busca-se permitir o máximo de concorrência que seja possível, dentro de um Observatório, que está inserido em uma política pública pontualmente identificada, existente desde 2014 e, portanto, com bases consolidadas.

Foram vislumbrados critérios para, de um lado, abrir oportunidade para quem tem experiência mais recente nas Operações do Governo (estando com elas familiarizado) e deseje aprimorar sua capacitação, para que a UERJ possa fornecer uma qualificação complementar (sob os vieses da humanização, prevenção, mediação social e cidadania) àqueles que acabaram de receber a capacitação estadual (por meio da Secretaria de Estado de Governo, estando com ela mais “viva” na memória e na prática, tendo-a recebido em sua versão mais atualizada e recente). De outro lado, também se oportuniza a participação de todos os que tenham experiência com assistência social e defesa de direitos fundamentais (humanos, sociais, de pessoas em situação de vulnerabilidade e de pessoas em situação de rua).

Os contratados (ou seja, os extensionistas) serão sempre civis, isto é, não servidores, não funcionários e não empregados públicos e, por isso, não tem qualquer vínculo ativo militar, nem vínculo ativo nas forças armadas. Não faz parte do Projeto do Observatório Social (e, por consequência, nem da extensão universitária, nem das contratações temporárias) qualquer atividade policial (militar ou civil). Não integram o Projeto UERJ os policiais (militares ou civis) que participam das Operações do Governo do Estado, não sendo de responsabilidade ou ingerência da UERJ a seleção de policiais, sua capacitação, sua remuneração, sua supervisão etc.

Entregas previstas

O Observatório Social da Operação Segurança Presente pretende efetivar as seguintes entregas a partir da efetiva implementação do projeto:

  • Relatórios, pesquisa de satisfação e estatísticas do Programa Operação Segurança Presente;
  • Materiais didáticos (textos, apostilas e vídeo-aulas) em parceria com a SEGOV;
  • Programa de Extensão Universitária em Mediação Social e Cidadania pela PR-3 da UERJ;
  • Formação e capacitação continuada dos Extensionistas Universitários;
  • Instrumentos de avaliação contínua e sistêmica dos Extensionistas Universitários;
  • Site e mídias sociais do Observatório Social da Operação Segurança Presente;
  • Livro acadêmico em parceria com os envolvidos no programa;
  • Livro voltado à trajetória e à memória do Segurança Presente, em parceria com a SEGOV;
  • Cartilha informativa sobre a participação dos Extensionistas Universitários em mediação social e cidadania no programa Operação Segurança Presente;
  • Seminário acadêmico na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Resultados Esperados

Aumento da transparência das informações e dados obtidos, pelo Observatório, relativos à atuação dos Extensionistas Universitários da Operação Segurança Presente.

Mensuração: Criação do site Observatório Social da Operação Segurança Presente, contendo pesquisas acadêmicas, casos, notícias e avaliações sobre o programa.

Manutenção da percepção da sociedade, através do Observatório Social, sobre a credibilidade da atuação da Operação Segurança Presente.

Mensuração: Divulgação dos resultados das pesquisas de campo realizadas pelos Extensionistas Universitários.

Capacitação dos Extensionistas Universitários no Programa de Extensão Universitária em Mediação Social e Cidadania.

Mensuração: Nº de certificados emitidos após a conclusão do programa de capacitação.

Cronograma do projeto

O macrocronograma previsto para o Observatório Social da Operação Segurança Presente terá duração de 19 (dezenove) meses, estando as respectivas e principais entregas devidamente previstas para o encerramento de cada exercício financeiro, isto é, produtos iniciais previstos para o ano de 2021 (até dezembro de 2021) e produtos finais estipulados para o ano de 2022 (até dezembro de 2022).

ANO BASE 2021 (junho/2021 a dezembro/2021)

Meta/EtapaAtividadesMês InicialMês Final
1Estruturação e Formalização do Observatório Social da Operação Segurança Presente17
1.1Transferência de recursos orçamentários pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) e Secretaria de Estado de Governo (SEGOV) para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)11
1.2Setor administrativo dedicado para o Observatório Social Segurança Presente na UERJ11
1.3Processo seletivo e contratação dos Extensionistas Universitários em mediação social e outros colaboradores13
1.4Disponibilização, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), de bolsas de pesquisa acadêmica para o Projeto Observatório Social da Operação Segurança Presente17
1.5Operacionalização de setores administrativos dedicados ao Segurança Presente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)13
1.6Estruturação física do Observatório Social da Operação Segurança Presente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)13
Meta/EtapaAtividadesMês InicialMês Final
2Pesquisa de Satisfação da Operação Segurança Presente17
2.1Entrevistas com os extensionistas17
2.2Consolidação de informações e desenvolvimento da pesquisa17
2.3Realização da pesquisa online com os cidadãos47
2.4Divulgação dos resultados da pesquisa no site do Observatório77
Meta/EtapaAtividadesMês InicialMês Final
3Implantação do sistema de capacitação e de avaliação permanente dos Extensionistas Universitários em Mediação Social e Cidadania em conjunto com a SEGOV17
3.1Alinhamento do ementário dos cursos e da grade curricular entre a UERJ e SEGOV 11
3.2Elaboração de materiais didáticos (textos, apostilas, vídeo aulas, etc.)23
3.3Disponibilização de materiais acadêmicos em ambiente EaD35
3.4Desenvolvimento de instrumentos de avaliação contínua e sistêmica 56
3.5Estruturação de cursos de capacitação 56
3.6Capacitação continuada dos Extensionistas Universitários67
Meta/EtapaAtividadesMês InicialMês Final
4Lançamento da cartilha informativa sobre o Segurança Presente, Mediação Social e Cidadania17
4.1Realização de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo13
4.2Elaboração de adaptação da linguagem e conteúdo para a população35
4.3Desenvolvimento de arte gráfica16
Meta/EtapaAtividadesMês InicialMês Final
5Lançamento e atualização do Site e Mídias Sociais Observatório Social da Operação Segurança Presente14
5.1Alinhamento do conteúdo, identidade visual e funcionalidades do site entre a UERJ e a SEGOV12
5.2Elaboração de identidade visual23
5.3Produção de conteúdos para o site34
5.4Criação e atualização de mídias sociais44
5.5Desenvolvimento, entrega e atualização de site34
Meta/EtapaAtividade acadêmica de conclusão e encerramentoMês InicialMês Final
6Realização do Webinário Observatório Social da Operação Segurança Presente 1010

ANO BASE 2022 (janeiro/2022 a dezembro/2022)

Meta/EtapaAtividadesMês InicialMês Final
1Estruturação e Formalização do Observatório Social da Operação Segurança Presente112
1.1Transferência de recursos orçamentários pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) e Secretaria de Estado de Governo (SEGOV) para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)11
1.2Disponibilização, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), de bolsas e/ou contratação temporária para todos os envolvidos no Projeto Observatório Social da Operação Segurança Presente112
1.3Operacionalização de setores administrativos dedicados ao Segurança Presente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)11
Meta/EtapaAtividadesMês InicialMês Final
2Continuação do Lançamento da cartilha informativa sobre o Segurança Presente, Mediação Social e Cidadania14
2.1Ajustes finais da cartilha13
2.2Lançamento da Cartilha44
Meta/EtapaAtividadesMês InicialMês Final
3Implantação do sistema de capacitação e de avaliação permanente dos Extensionistas Universitários em Mediação Social e Cidadania112
3.1Capacitação continuada dos Extensionistas Universitários112
Meta/EtapaAtividadesMês InicialMês Final
4Produção e lançamento do Livro Acadêmico “Operação Segurança Presente” em parceria com a SEGOV111
4.1Realização de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo15
4.2Produção do conteúdo do livro37
4.3Desenvolvimento e divulgação de arte gráfica89
4.4Impressão de livros1010
4.5Lançamento do livro1111
Meta/EtapaAtividadesMês InicialMês Final
5Produção e lançamento do Livro de História Oral da Operação Segurança Presente112
5.1Realização de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo16
5.2Produção de conteúdo do livro 38
5.3Desenvolvimento de arte gráfica910
5.4Impressão de livros1111
5.5Lançamento do livro1212
Meta/EtapaAtividade acadêmica de conclusão e encerramentoMês InicialMês Final
6Realização do Seminário Observatório Social da Operação Segurança Presente 1212