DEPOIMENTOS DOS EXTENSIONISTAS SOBRE COMO ELES VEEM A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DELES PARA O FUNCIONAMENTO DA POLÍTICA PÚBLICA OPERAÇÃO SEGURANÇA PRESENTE

Qual importância do seu trabalho para o funcionamento da política pública Operação Segurança Presente?

“A participação dos extensionistas sendo ele de apoio, atendimento, interação ou de assistência são de suma importância, além da população se sentir mais a vontade de falar com os civis da operação. Posso assim, fazer as filmagens de todas as abordagens dando legitimidade e segurança tanto para o cidadão tanto para o policial para que não acha nenhuma dúvida sobre a agente e o abordado.”

“O contato direto da população é com agente de segurança presente. Vale ressaltar que a população perde o medo direto de ter o contato com o policial militar vindo até os agentes levando informação, pedindo ajudar, colaborando em um modo geral com a abordagem cidadã, pelo policial militar quando o cidadão vir que tem um agente civil no meio de uma abordagem. Eles colaboram, mas com o respeito e sentem seguros com o tratamento diferenciados e humanizados.”

“A importância é a essência da abordagem com uso de câmeras digitais dando transparência na abordagem e mostrando para o cidadão a importância dos egressos das forças armadas. Vale ressaltar que os egressos das forças armadas têm seu diferencial que é a formação militar para poder contribuir para a política pública.”

“A atuação dos agentes civis tem o objetivo de coibir os furtos e vandalismos auxiliando os policiais militares todos os dias. Por isso, a Operação Segurança Presente firmou parceria para reforçar a segurança pública. Palestras motivacionais para toda equipe. O nosso trabalho está atrelado a uma melhor qualidade de vida para todos.”

“O Serviço Social da Operação Segurança Presente, realizar os atendimentos aos sujeitos pautados no Código de Ética profissional com dimensões no Projeto Ético-Politico, Técnico-Operativo e Teórico-Metodológico, considerando os princípios fundamentais deste Código como norteador do trabalho do Serviço Social, bem como, fazendo menção ao art. 5º no que tange os direitos e os deveres do Assistente Social nas suas relações com os usuários. Desta forma, o trabalho do Assistente Social na Operação ganha relevância pelos diferentes saberes que, estrategicamente, são utilizados para o enfrentamento da realidade. Pois, como parte de um conjunto de instrumento do Serviço Social da OSP, identificar e responder às demandas implícitas e explícitas, bem como a realização de propostas de intervenção para mudar a realidade do cidadão são fundamentada em prática científica. Considera-se assim, uma importante profissão para a política pública da Operação que emerge o exercício profissional qualificado no cotidiano para beneficiar o cidadão atendido, sobretudo o grupo vulnerável.”

O trabalho desenvolvido pelos Extensionistas é de grande valia para a segurança pública. O trabalho dos Extensionistas é muito importante seja com uma informação ou comunicação com o cidadão carioca. Sinto-me prestigiado em fazer parte desse seleto time.

“A minha importância no trabalho da segurança presente é ser apoio pro policial para poder gravar quaisquer abordagens, ou ajuda a população. Também para ajudar em qualquer situação de conflito, poder ligar para quem de direito para pedir ajuda e para falar sobre a importância da segurança presente nos bairros”

“A importância do meu trabalho é trazer mais qualidade de vida, segurança e bem-estar para a população. Evitando roubos, ajudando pessoas que vivem de forma precária em nossa cidade e melhorando a saúde física, mental e social da população.

É muito importante estarmos em um lugar que nós nos sentimos tão acolhidos e importantes”

“Servir e atender a população, por meio de uma política de proximidade, atendendo seus anseios da melhor maneira possível! Cabe também registrar as ocorrências e abordagens com filmagens a fim de trazer credibilidade e transparência!”

“A Operação Segurança Presente é formada por um elo, no qual trabalham profissionais de segurança pública, que são os policiais, e os extensionistas que se enquadram como atendimento, apoio e social, todos com suas respectivas funções. Para que o sucesso da Operação Segurança Presente continue com sua credibilidade pública e confiança dos cidadãos, é indispensável a presença de todos esses profissionais, com isso o crescimento e a qualidade do projeto só vêm a alavancar.”

“Avalio como fundamental o agente civil no projeto, infelizmente a visão da sociedade acerca dos policiais não é muito boa, mas quando há um civil juntamente com uma equipe de policiais militares a visão é diferente, dá a entender que o cidadão vê algo mais humanizado e não tão agressivo quanto se imagina que a polícia seja.”

“A importância do meu trabalho na operação segurança presente começa pela minha vontade de servir a sociedade, de ajudar ao próximo e auxiliar meus colegas na nossa rotina de trabalho, seja com filmagens para dar legitimidade as abordagens realizadas, os atendimentos a pessoas em vulnerabilidade social ou apoio aos policiais militares em casos de necessidade de serviço. É importante para o cidadão ver que o extensionista está ali auxiliando o trabalho policial e garantindo a ele cidadão toda legitimidade do serviço.”

“Eu vejo o meu trabalho como de suma importância para a proximidade da população com a polícia, que muitas das vezes é através de mim que isso acontece. Eu sou a ponte que liga a população a polícia, assim fica mais fácil a interação entre as duas partes. Partes essas, que antes não viviam bons relacionamentos e o projeto vem aos poucos mudando isso.”

“Na minha opinião a importância do meu trabalho é poder transmitir ao cidadão uma proximidade maior com a segurança da sua aérea e o acesso a ela. É poder ser o elo de aproximação, sentir que o cidadão de bem busca o agente ali como elo de confiança para poder passar ou resolver questões.”

“É de estar ali, orientando população, operação segurança presente tem trabalho fundamental no social, orientar que tem que haver respeito, tanto da operação, quanto do cidadão. Que política pública atua para aqueles que mais precisam, moradores de ruas, pessoas sem documento, de ser encaminhados onde vão resolver suas vidas. Estamos ali para estar servindo a sociedade com o melhor atendimento.”

“Operação Segurança Presente é um modelo de abordagem de proximidade que suplementa a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Com o objetivo de promover ações de segurança pública, cidadania e atendimento social, as operações visam um ambiente mais seguro e acolhedor aos moradores, comerciantes e turistas das regiões onde atua. Com resultados impactantes de redução de criminalidade no horário e área de atuação, a Operação Segurança Presente ganhou a confiança da população fluminense e se tornou uma marca forte e desejada por todos, e tem sido um excelente trabalho.”

“Além de reduzir as chances de acidentes, auxiliar na promoção da saúde ocupacional e na redução dos riscos de roubos, meu papel para o projeto tem sido fundamental para somar a qualificar ainda mais a segurança pública e na assistência social.”

“A importância do trabalho dos agentes no segurança presente é a certeza de que o Rio de Janeiro está voltando a crescer. Muito da recuperação do estado vem do fortalecimento da segurança pública e essa mediação entre a população com os agentes juntamente aos policiais ajuda muito. Além também, dos agentes poderem auxiliar os policiais nos diferentes serviços que o segurança presente realiza, sendo em apoio ou em atendimento.”

“A presença do agente civil é fundamental para o sucesso da operação segurança presente, pois através dele, que está diuturnamente no mesmo local conhecendo melhor do que ninguém as mazelas e os problemas locais, buscando assim um contato mais próximo com a população, juntamente com a presença da polícia militar. Cabe ressaltar, que a população em sua grande maioria se sente mais confiante com a presença do agente civil, seja através de denúncias ou mesmo um bate papo informal, onde é possível conhecer mais os moradores de determinado local, podendo assim auxiliar os mesmos quando necessário de forma mais rápida.”

“Entre dezenas de funções, destacam-se o atendimento ao público a abordagem a suspeitos. Somos, juntos com o policial militar, uma ferramenta importantíssima para a segurança pública.”

“A importância do meu trabalho como agente civil é justamente trazer essa proximidade com o cidadão que entra em contato com uma guarnição na rua, seja para pedir uma informação, um auxílio ou até mesmo socorro.

A implementação do agente civil nas guarnições é de suma importância, pois o cidadão muitas das vezes se sente mais à vontade para se relacionar, cumprindo-se assim o real sentido da operação que é o de uma polícia de proximidade.”

“Promover ações de segurança pública, cidadania e atendimento social, as operações visam um ambiente mais seguro e acolhedor aos moradores, comerciantes e turistas.

Promover ações de conscientização com temas relacionados à saúde (outubro rosa, novembro azul, entre outras) e campanhas de auxílio à população como arrecadação de agasalhos, brinquedos e alimentos.”

“O meu trabalho tem feito que as pessoas se sintam mais seguras, sem o interrompimento do seu direito de ir e vir. Mais segurança para andar com seus animais na rua e poder usar seus telefones sem medo de ser furtado.”

“A importância do meu trabalho para o funcionamento da operação é fundamental, pois nós, agentes civis, somos uns dos pilares fundamentais para fazer fluir todo o trabalho. Temos o sentimento de pertencimento a operação, coisa que foi perdida ao longo do tempo nas forças publicas estaduais, então trazemos novamente valores e princípios que aprendemos e cultuamos nas forças armadas para dentro do dia a dia.

Então nós passamos o que sabemos e recebemos conhecimento dos companheiros de trabalho sendo eles policiais e assistente sociais.”

“O meu trabalho é dar garantia e legitimidade ao direito do cidadão, quando o cidadão é abordado por fundada suspeita ou por acusação de furto ou roubo, o policial junto ao agente da operação segurança presente, esse cidadão que se encontra ali sendo abordado tem seus direitos assistidos e que vão ser garantidos, que nada vai acontecer. A presença dos agentes e para acompanhar e filmar a abordagem para a garantia do cidadão.”

“A importância do trabalho dos Extensionistas é a aproximação do policial e o cidadão onde podemos observar junto a esses profissionais a necessidade daquela população local. A parceria do projeto leva ao cidadão um serviço de maior qualidade onde podemos fazer esse serviço de proximidade tentando alcançar a maior sensação de segurança para todos.”

“A importância de estar junto dos policiais no momento de abordagem ao cidadão.

É que a nossa presença traz para operação uma diferença no tipo de abordagem, sendo mais humanizada e segura para ambos os lados, trazendo legitimidade na ação policial e no acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social.”

“Como membro da equipe da segurança presente e na minha função como extensionista de atendimento em conjunto com os policiais militares, ofertamos a população segurança, conforto e informações precisas a quem necessita chegar a um determinado endereço.”

“A importância do extensionista de apoio é fundamental para operação segurança presente e imprescindível, pois vejo que a população consegue se entregar mais as ajudas e auxílios. É de suma importância essa integração dos extensionistas para que os cidadãos se sintam mais a vontade para ouvirem orientação, e com isso trazerem opiniões próprias para a melhorar do projeto.”

“Assistência a pessoas perdidas, sem documentos. Ajudamos as pessoas em situação de rua que são encaminhadas para abrigos públicos da Prefeitura ou instituições que tem vínculo. Organização dos materiais da base, suporte aos policiais, ajudamos a população os senhores e senhoras de idade que tenha alguma dificuldade física ou mental”.

“Acompanhamento juntos aos policiais militares, no atendimento a população, tornando assim o serviço mais humanizado. Procurando sempre evidenciar com fotos e filmagens aos atendimentos prestados aos cidadãos. Materializando a empatia junto a população que se tem contato, no apoio e auxílio das necessidades que cada pessoa apresenta. Fazendo com que esse nobre trabalho passe cada vez mais confiança e credibilidade aos cidadãos atendidos.”

“A importância é que o cidadão nos vê como um elo de ligação com os policiais, pois também fazemos parte da população civil. A Presença de um agente civil nas operações segurança presente trás a legitimidade do projeto, pois a presença de um cidadão relativamente comum juntamente das operações, trás um diálogo com a população de uma forma menos técnica, onde podemos conversar e sabermos dos anseios da sociedade, para qual prestamos nossos serviços, onde nosso contato direto com os populares fazem total diferença para as operações.”

“Meu trabalho é importante devido ao auxílio aos policiais e à população, garantindo ao cidadão a sensação de segurança em poder frequentar e visitar alguns locais que antes da operação não era viável frequentar por falta de segurança. E também, a aceitação da população para com esse modelo de policiamento e muito alto no qual no dia a dia recebemos muitos elogios da população.”

“A importância do trabalho dos extensionistas de atendimento é essencial, pois a população sente confiança e é mais acolhida. O objetivo é ter uma relação mais íntima com a população, uma abordagem de proximidade. A atuação de policiamento de proximidade e atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social tem apresentado resultados positivos.”

“Durante o serviço, nós, Extensionistas, realizamos um trabalho fundamental para a Operação Segurança Presente através da interação entre a população e a Segurança Pública. Cabe ressaltar também, que muitos são vocacionados em suas tarefas, dia após dia, auxiliando e ajudando a população em tudo o que é necessário para o bem-estar de todos.”

“Importante para a somar no patrulhamento, que é feito a pé, de motocicleta e viaturas, na preservação desses equipamentos, identificando e reportando as alterações para melhorar cada vez mais o policiamento.  Atuar no apoio das abordagens policiais, mediando situações e conflitos, a fim de reduzir índices de criminalidade, promover o reordenamento urbano, prestar apoio atendimento social e garantir o direito de ir e vir da população onde estou trabalhando. Servindo e protegendo no que precisar, fazendo com que a população se sinta acolhida e cuidada como merecem.”

“A importância é toda. Nossa equipe atua semelhante a uma engrenagem mecânica, esse é o diferencial da OSP. Todos atuam de forma interligada em busca de um mesmo objetivo: desenvolvimento social e humano da região de atuação. Nenhum agente age de forma exclusiva, todos atuam de forma coletiva, o que faz a OSP ser um sucesso em todos os índices e resultados sociais.”

“A importância do trabalho do extensionista, além de exercer toda logística da operação, também exerce uma comunicação mais branda e de fácil entendimento entre o estado e os cidadãos. Além disso, desde 2022, os extensionista vem implantando o conhecimento que a UERJ vem passando para trazer mais beleza à política pública da Operação, colocando em prática mais conhecimento histórico, cidadania e tratamento digno às pessoas que buscam soluções aos litígios cotidianos.”

“Sem dúvidas os Extensionistas Universitários agregaram muito para o projeto Operação Segurança Presente, não só por ter um agente civil intermediador nas abordagens, mas também pela expertise. Muitos Extensionistas trouxeram suas experiências anteriores para a Operação, gerando otimização do serviço. A presença do Extensionista se tornou fundamental para a Operação.”

“O extensionista tem um papel de extrema importância dentro da OSP, pois trata-se do elo de ligação entre a polícia e a sociedade, fazendo com que saia do papel a verdadeira polícia de proximidade. De acordo com conhecimentos acumulados em nossa capacitação, o extensionistas é capaz de humanizar a política pública através do serviço social, minimizando a vulnerabilidade Social observando seus grupos e critérios, das pesquisas de campo, policiamento de proximidade, mediação de conflitos e diálogos, através da comunicação não-violenta, sempre com legalidade e ética, trazendo para a sociedade a sensação de segurança, bem como, a redução da criminalidade em seu local de atuação.”

“O trabalho dos extensionistas de atendimento é de grande relevância para a sociedade, pois, em conjunto com a polícia militar, estamos nos desempenhando para mediação de conflitos através de diálogos, orientação e encaminhamento social.

Meu trabalho tem sido ouvir e orientar quem se aproximam de mim diariamente ou até mesmo quando vejo uma situação inusitada que necessita de apoio.”

“Percebo a importância ao realizar o atendimento das pessoas que sofrem com a violação de direitos, contribuindo assim para a garantia dos seus direitos e do exercício de sua cidadania. Outro dado importante são as ações realizadas pelo programa que contribuem para aproximação dos usuários do serviço e moradores do bairro.”

“O exercício laborativo da minha função para a Política Pública é o direcionamento e viabilização de acessos junto a população, frente aos seus direitos, que muitos não conhecem e outro que não sabem como acessar. Tendo em vista que a população atendida é em sua maioria de classe baixa, e fonte de renda precária, muitos deles necessitam destes encaminhamentos e viabilizações direcionadas de forma proativa em sua mudança e orientando os seus direitos e como podem ter acessos juntos as políticas constituídas.”

“Ser mais um representante do Estado para que possamos mediar conflitos entre populares, de modo que possamos com educação e segurança, direcioná-los a uma melhor qualidade de vida. Principal ponto a ser levado em conta é o contato com cidadãos por meio do policiamento de proximidade que vem trazendo grandes resultados nos patrulhamentos e auxílio aos cidadãos de bem do nosso Estado.”

“A importância do meu trabalho para o funcionamento da política pública na Operação Segurança Presente se dá através de assistência ou prestação de serviço social, orientando o cidadão da melhor maneira, tendo escuta ativa, possibilitando a ele a serviços de atendimentos, a fim de reduzir a desigualdade social e ser usada como inclusão social”.

“A mediação de conflitos quando necessária é a principal atividade exercida por este extensionista, uma atividade muito importante, pois muitos conflitos são resolvidos através destes diálogos. O serviço de conscientização dos meses em que temos campanhas como: novembro azul, agosto lilás e outubro rosa ajudam a população a ter acesso a orientações nunca obtidas antes.”

“A importância do meu trabalho como extensionista de atendimento é de suma importância para toda população, pois vejo que estão se comunicando cada vez mais com o agente civil para ajudá-lo em diversas ocasiões. Logo, tenho observado a sociedade se aproximando cada vez mais, e nos ajudando a construir um bairro cada dia melhor.”

“O nosso trabalho é muito importante porque somos o elo entre a população e a polícia militar. Antigamente, a população não gostava de falar com policiais. Hoje, já conseguimos ver essa mudança, porque a população nos procura para falar, então isso mostra que estamos fazendo um trabalho de grande importância.”

“A importância do meu trabalho é dar cerelidade e clareza no andamento do OSP, fazendo os relatórios de atividades e dando clareza nas informações. Ajudando, entre outras atribuições, auxiliando a assistente social no atendimento as pessoas em situação de rua e os policiais, que trabalhão em conjunto nas abordagens dando cidadania as pessoas.”

“Meu trabalho é fundamental para a promoção da cidadania. O contrato direto com a população faz toda a diferença na atuação dos agentes segurança presente com a identificação dos agentes civil na segurança pública. A população se sente mais confortável com a presença da polícia militar e, consequentemente, uma quebra de paradigma quanto a abordagem policial. Destarte, é realizada uma abordagem cidadã pelos policiais militares ao passo que conquistam a confiança do Cidão. Com respeito ao cidadão, os agentes de segurança explicam o motivo da abordagem e contam com a colaboração do abordado. O foco da política pública quanto ao programa segurança presente é proporcionar sensação de segurança através do contato direto e personalizado a população, inserindo nessa política a participação direta de um cidadão comum que alimenta sua identificação com o agente.”

“O extensionista tem um papel de extrema importância dentro da OSP, pois trata-se do elo de ligação entre a polícia e a sociedade, fazendo com que saia do papel a verdadeira polícia de proximidade. De acordo com conhecimentos acumulados em nossa capacitação, o extensionista é capaz de humanizar a política pública através do serviço social, minimizando a vulnerabilidade Social, observando seus grupos e critérios, das pesquisas de campo, policiamento de proximidade, mediação de conflitos e diálogos, através da comunicação não-violenta, sempre com legalidade e ética. trazendo para a sociedade a sensação de segurança, bem como, a redução da criminalidade em seu local de atuação.”

“Nós, extensionistas, somos de muita importância no projeto segurança presente.

Estamos trabalhando do lado dos policiais e fazendo uma segurança de proximidade com a população passando confiança aos cidadãos, e se eles precisarem, estamos ali no local para melhor atendê-los, e passar segurança. Só assim eles vão se sentir mais protegidos pela a operação segurança presente.”

“A minha função como extensionista de atendimento é importante para o funcionamento da política pública Operação Segurança Presente, pois além de dar legalidade e registrar às ações policiais, também funciona como um elo entre a população e a polícia. Assim sendo, a população acaba gostando dessa interação que temos com eles, devido ao tratamento humanizado e cooperativo com o cidadão. Diante disso, posso afirmar que somos essenciais para contribuir e garantir o direito de cidadania para aqueles que vivem em condições de vulnerabilidade social, assim como também ao cidadão que precisar de ajuda. Além de coibir possíveis delitos pela presença e visibilidade da equipe OSP, quando em serviço.”

“O trabalho realizado pela operação Segurança Presente é primordial para a população carioca tendo em vista que ela fornece uma grande sensação de segurança para a sociedade, coibindo ilícitos, os quais diminuíram muito. A operação também atua muito na parte social, apoiando as pessoas em situação de vulnerabilidade, o que trás uma maior aproximação entre o estado e a população. A grande importância do trabalho dos extensionistas de atendimento é fazer o link, a aproximação, entre o policial e a população, trazendo esse aspecto de policiamento de proximidade junto à sociedade.”

“É de suma importância destacar, que a operação não apenas aumenta a sensação de segurança pelo aumento do policiamento a pé numa determinada região, mas também por ser notório que o segurança presente vem conseguindo mudar a perspectiva da polícia como algo “truculento” e “autoritário” por parte da sociedade, graças a interação do serviço social e da presença dos agentes civis no programa. Isso permite que exista maior confiabilidade na operação e a contribuição dos residentes locais e de toda a população é enorme. A nova polícia é uma polícia amiga, que não está ali apenas para cobrar o cumprimento da lei, mas também para exercer companheirismo e estar junto a outras necessidades da população.”

“Um dos fatores mais importantes da minha função, como agente civil, é observar de perto como é feito todo o trabalho dos policiais. Isso é algo de suma importância, pois permite aos cidadãos terem a certeza de que há agentes civis “fiscalizando” diariamente o trabalho policial, que é um trabalho maravilhoso e um exemplo para a sociedade. Nós conseguimos mediar o trabalho da polícia com a sociedade. É importantíssimo essa aproximação que as operações presentes vêm desempenhando junto a sociedade, um trabalho de autodesenvolvimento. A sociedade está mexendo nas estruturas fazendo serviços satisfatórios, que fazem pessoas que precisam recomeçar, que precisam reconstruir tudo o que perderam, e esse trabalho dá o pontapé inicial para um reinício de vida uma chance de recomeçar.”

“Nosso trabalho é de suma importância pois auxiliamos os policiais no policiamento de proximidade criando assim uma relação de confiança entre polícias e o cidadão. Com o segurança presente, o cidadão se sente mais seguro porque o objeto do projeto é acolher os mais vulneráveis, é ajudar um necessitado, é ajudar uma senhora a atravessar a rua, é dar uma orientação para quem está perdido, é fazer com que o cidadão possa exercer seu direito de liberdade, fazer suas compras e ter uma sensação de segurança.”

“A importância é altíssima, pois a OSP é uma engrenagem onde cada agente faz sua parte de forma coletiva e acima de tudo TÉCNICA e humana. O diferencial do OSP são seus integrantes. Nosso efetivo além de ser capacitado tecnicamente em termos de: abordagem de proximidade, polícia cidadã, assistencialismo (…), é ainda coletivo, todos nós temos ciência que o diferencial do resultado se dá na coletividade e técnica.”

“No meu ponto de vista, a importância do meu trabalho para o funcionamento da política pública Operação Segurança Presente, juntamente com toda a equipe, reflete no bom desempenho da Operação. As ações, sempre conjuntas, extensionistas e PMs, fazem com que a população se sinta mais confortável com a presença de policiais, e assim conquistamos a confiança do cidadão. Todavia, sabemos que precisamos melhorar ainda mais para alcançarmos a excelência no atendimento com o cumprimento de algumas metas de qualidade.”

“É consoante a leitura dos diferentes segmentos que compõem a Operação Segurança Presente, bem como o reconhecimento social frente ao trabalho técnico produzido por assistentes sociais em diversificadas regiões. Especificamente, realizamos processos de trabalhos articulados as redes de socioassistencial, através de seus dispositivos de proteção social e garantias de direitos, campo sociojurídico e órgãos intersetoriais com atuação em Direitos Humanos. A consolidação do trabalho social tem se manifestado sobretudo nas áreas de assistência social (acolhimento e acompanhamento sistemático), garantias (enfoque em exercício de direitos sociais), cidadania (orientação, proteção, inclusão social), sistemas integrados de direitos e justiça (encaminhamentos e intervenção multidisciplinar) e interlocuções com os campos da educação, saúde, segurança pública, administração e governo, terceiro setor e entidades parceiras. A atuação do serviço social vem contribuindo em distintos repertórios de intervenção técnica, problematizados e ofertados respostas face as possibilidades dispostas pelos recursos institucionais do Operação Segurança Presente, que se articulam aos planos/programas/projetos de abrangência ampla pelos entes municipal, estadual e os dispostos pelas políticas públicas e sociais de caráter nacional.”

“O serviço é de extrema importância apoiando a segurança pública local e as pessoas em maior vulnerabilidade, além de tudo fazendo um trabalho de aproximação com a população e comerciantes local, onde se cria um ciclo de amizade e confiança. O projeto é revolucionário e muito proveitoso em prol de toda a população, que nós ajudamos a manter um perímetro seguro e confiante para moradores locais e turistas.”

“Diante da importância e da experiência consolidada em mais de sete anos de atuação das Operações, sucessivamente ampliadas para vários bairros da capital e municípios do estado, a Operação Segurança Presente, enquanto espaço crítico, irá promover reflexões, análises e compreensão das ações sociais implementadas pelo programa e

fornecer capacitação e formação, através da extensão universitária.”

“A importância seria prevenção ao crime com participação da sociedade para que haja respeito aos direitos fundamentais entre si. Tudo isso sem correr riscos de sofrer atentados a sua integridade física ou ao patrimônio público e privado. Ou seja, garantia de lei e da ordem. Sendo assim, mantendo o mínimo de conflitos possíveis.”

“Meu trabalho direto com a população faz toda a diferença na atuação dos agentes do segurança presente com a identificação do agente civil na segurança pública, a população se sente mais aberta para com a polícia militar. Com respeito aos cidadãos, o agente civil, tranquiliza no momento da abordagem, explicando o porque está sendo abordado, explicamos o nosso trabalho, como é feito a população, até ajudar a gente entender o nosso trabalho.”

“O contato direito com a população faz toda a diferença na atuação dos agentes da segurança presente. Com a identificação de um agente Civil na segurança pública, a população se sente mais tranquila com a presença dos agentes de segurança, uma quebra de paradigma quanto a abordagem policial. Será uma abordagem cidadã pelos policiais militares e agentes civis, ao passo que conquistam confiança da população… O programa segurança presente é proporcionar sensação de segurança através do contato direto com a população.”

“Acredito que as características mais importantes do meu trabalho é auxiliar o policial a uma abordagem mais pacífica e com mais viés de preocupação e não repressão. Assim como, manter essa ligação com a população de forma que ela se sinta mais a vontade para expor determinados problemas com segurança, em saber que ali terá um gerenciamento de conflito diferenciado do que culturalmente o Rj sofre”.

“Meu trabalho tem sido desempenhado da melhor forma possível, levando sensação de segurança para a população. Dessa forma inibe diversos delitos, como mostram os números da mancha criminal. As operações têm desempenhado um excelente trabalho. O policiamento de proximidade tem mostrado a população que por detrás da farda existe um ser humano igual a ele.”

“A importância do serviço do extensionista de atendimento, pode ser qualificada como uma engrenagem, o qual o extensionista faz parte, produz, e ajuda na operação. Levando assim o nome da operação para a sociedade e mostrando as competências de cada um no projeto. Vale fomentar, que o contato direto com a sociedade faz toda diferença na atuação dos agentes do segurança presente. Ao abordar um transeunte, devemos explicar por qual motivo está sendo abordado, levando o respeito, o profissionalismo e o comprometimento com a população.”

“É de extrema importância para a sociedade civil, o cidadão e o Estado.  Ter um olhar voltado ao cidadão em situação de rua e levando a ele o conhecimento de que ele pode tirar documentos de identidade. Falar sobre a dignidade humana, que ele é como eu, um cidadão com diretos, deveres. Orientar a hotéis sociais para ele se alimentar e poder tomar seu banho. Ter a presença de agente civil e um policiamento de proximidade e conduzir uma senhora a atravessar a rua e receber um sorriso.”

“O Serviço Social atua na viabilização de direitos, na conscientização e acolhimento daqueles que necessitam. E atuar na OSP nos propicia esta atuação, pois através da articulação com outras instituições e rede local, conseguimos obter um resultado satisfatório para nós enquanto profissionais, e para o cidadão que tem sua demanda atendida e solucionada.”

“Vejo como muito importante nosso trabalho no segurança presente. O contato direto com a população faz toda a diferença com respeito ao cidadão. A Operação Segurança Presente é uma das políticas públicas mais bem avaliadas, à população fluminense, tem como base o modelo de policiamento de proximidade e a realização de ações sociais com foco da cidadania e segurança.”

“O meu trabalho é tão importante assim como o do policial militar. Costumo dizer que o agente civil gosta do que ele faz, e está sempre somando com a sociedade que a o abraça de uma forma excelente. Demos transparência para a sociedade, pois somos civis e desempenhamos um papel de excelência na operação.”

“Os serviços dos agentes civis egressos das forças armadas são fundamentais e indispensáveis com profissionais altamente capacitados, treinados a cumprir qualquer missão dentro do serviço, para atender a demanda da coordenação do projeto, e principalmente, da população, homens nobres, honestos, dispostos a defender um ideal por si e por seus familiares, amigos de serviço e nossa população carioca. Sem os agentes civis dedicados ao serviço, hoje não teríamos o serviço de qualidade como é.”

“O agente de atendimento tem uma grande importância na operação, tendo em vista o seu papel de cidadão no interior da operação. Com isso, a operação fica mais humanizada. Tendo o agente, se tem um melhor entendimento de ambas as partes no dia a dia, e com isso se melhora toda qualidade de serviço para todo o cidadão.”

“Aproximar a população da polícia. Aos poucos conseguimos passar para a população que a polícia que está na rua é um pai de família, é uma filha, é um avô. Pessoas comuns que saem dos seus lares para proteger a sociedade. Os agentes civis deixam clara essa identidade do projeto. A sociedade não diferencia o policial do agente civil. Todos da operação passam a imagem de segurança para a população.”

“Avalio de suma importância meu trabalho na operação segurança presente, pois os cidadãos têm elogiado com frequência, alegando que se sentem mais seguros ao saber que o policial trabalha juntamente ao extensionista, promovendo assim uma maior interação entre a política pública da operação e as pessoas que transitam nessa região. Cabe ressaltar que os cidadãos afirmam categoricamente que se sentem acolhidos pela atuação dos integrantes da OSP. Eu acho que nosso trabalho é muito importante não só pela segurança na rua mais também por estar mais próximo do cidadão podendo assim dialogar e ajudá-los”.

“Junto a política pública, o extensionista tem grande valor dando apoio tanto para os moradores locais, quanto aos comerciantes do bairro.”

“Minha função é mais para controlar e sempre está em contato com a base sobre as informações que recebemos dos comerciantes. Também ajudo muito nas abordagens, tirando foto ou até gravando se caso for precisar, e fazendo aquele papel de policiamento de proximidade a população, ajudamos muito também as pessoas com alguma deficiência para atravessar uma rua ou se localizar pois está perdida.”

“Nós, agentes civis, ajudamos a mediação de conflitos, e isso ajuda muito a manter a paz e restabelecer diálogos, como também ajuda a dar bons resultados em se tratando de segurança pública. Os agentes civis ajudam também no diálogo com cidadão.”

“É consenso em dizer que além do meu profissionalismo e amor de estar trabalhando com pessoas em situação de rua, agregando de alguma forma na vida deles quanto somando bastante para o projeto. Tenho uma visão que não sou insubstituível, porém sou bastante necessário para o desempenho do excelente trabalho que nossa Base do centro apresenta. O trabalho do extensionista de atendimento tem sido prestado de forma a auxiliar e apoiar ao trabalho policial, quer seja mediando conflitos, quer seja realizando uma abordagem de proximidade, na medida em que venha a trazer mais segurança para a população. Portanto, hoje este projeto mostra-se cada vez mais importante para política pública Operação Segurança Presente.”

“O assistente social é um profissional que detém uma função primordial para contribuir no enfrentamento da violação de direitos quando inseridos nas instituições da rede de atendimento da Segurança Pública. A importância deste profissional na Operação Segurança Presente é verificar que seus usuários estão tendo acesso aos direitos que lhes assistem e qual o processo necessário para que eles sejam efetivados.

Desse modo, sua prática está pautada na busca da promoção dos direitos humanos e na ampliação e consolidação pela cidadania.”

“O agente civil é de supra importância para o projeto. Somos os mediadores de conflitos, os olhos do projeto. Seguimos à risca para que o segurança presente evolua cada vez mais, dando ao cidadão todo tipo de segurança para com o policiamento. Os transeuntes pararam de ter o bloqueio de falar e conversar conosco.  O segurança presente não é visto como policiais truculentos e grosseiros, hoje tem o diálogo referido pelo agente civil.”

“Os agentes do Segurança Presente possuem a “abordagem cidadã”, que tem um caráter mais social e não apenas pertinente às ações das forças policiais. Além disso, em todas as abordagens feitas pelos policiais, incumbe ao agente explicar o porquê da abordagem e, através da escuta ativa, ouvir o que o cidadão tem a dizer e ajudá-lo. Nesse contexto, gosto sempre de lembrar os ensinamentos de Rousseau, em “o contrato social”, onde ele explica que o Estado é criado para preservar os direitos e garantias fundamentais dos indivíduos, ou seja, é um acordo que cada individuo faz com a sociedade onde entregam ao Estado o poder de tutelar por seus direitos. Com isso, os agentes da OSP têm a função de trazer uma maior sensação de segurança, bem como a certeza da eficiência da segurança pública, estabilizar a confiança do cidadão para com o estado e promover, em conjunto da população, uma maior harmonia entre as instituições de segurança pública e a sociedade.”

“A importância do meu trabalho é facilitar o dia a dia dos moradores e cidadãos em qualquer necessidade. Agregando, para que a visão que a maioria tem da segurança pública seja mudada, e que olhem para nós com olhar de confiança. Pois, não estamos fazendo papel de opressores, mas sim, de cooperadores, facilitadores do dia a dia dos cidadãos.”

“Fundamental, pois no nosso trabalho podemos dar legalidade as ações policiais dando assim maior confiança e respeito ao trabalho exercido pelos agentes.”

“Nós, agentes civis, ajudamos muito com o policiamento de proximidades, consequentemente, ajudamos a diminuir com o déficit da policia militar do estado do rio de janeiro, com isso tudo todos nós conseguimos contribuir com a redução da criminalidade e ajudamos com a aproximação do policial militar e a população em geral.”

“Manter e dar ao público a sensação de segurança e de normalidade social, que permite aos cidadãos usufruir de seus direitos. Tudo isso sem correr riscos de atentados a integridade física ou ao patrimônio público e privado. Essa é a importância dos extensionistas de atendimento, pois vejo que a população consegue se entregar mais a ajudar e auxílio.”

“A importância do nosso trabalho é o objetivo de promover ações de segurança pública, cidadania e atendimento social, as operações visam um ambiente mais seguro e acolhedor aos moradores, comerciantes e turistas das regiões onde atua. Além disso, com respeito ao cidadão, os agentes de segurança explicam os motivos da abordagem e contam com a colaboração do abordado. A nossa missão do Segurança Presente é proporcionar sensação de segurança através do contato direto e personalizado à população”.

“A importância do meu trabalho como extensionista para o funcionamento da política pública OSP, é fundamental para um contato mais cidadão à população, dessa forma a população se sente mais confortável com a presença da polícia militar, e consequentemente, quebra o paradigma quanto a abordagem mais dura da polícia militar. Assim ganhamos a total confiança do cidadão e levantamos esse nome, Operação Segurança Presente. Com respeito ao cidadão, os agentes de segurança explicam os motivos de suas abordagens e contam com a colaboração do abordado. O foco da política pública quanto a criação da Operação Segurança Presente é proporcionar sensação de segurança através do contato direto e personalizado à população, inserindo nessa política a participação direta de um cidadão comum que alimenta à sua identificação com o agente.”

“O meu trabalho foi algo que aconteceu de forma integradora, fortalecendo os laços entre as forças de segurança, os agentes civis, as assistentes sociais e a população civil local, intensificando a proximidade e o estreitamento de laços de todos. Tal política de proximidade, da operação segurança presente, gerou melhorias na diminuição de assaltos, assistência social em pessoas em situação de vulnerabilidade… o cidadão tem prazer em falar com o agente de serviço, seja num simples “bom dia” ou no sinal de OK, pois sabe que após o projeto, o cidadão voltou a frequentar suas praças, parque, praia, com o sorriso no rosto, pois ali havia um ambiente seguro e estável. Eu, como agente civil, faço parte de todo esse contexto, trabalhando nos POGS, NA BIKE, NA MOTO, na VAN, prestando assistência a população.”

“O apoio na qual os SEGVS (Extensionistas de atendimento/apoio) dão aos policiais militares é excepcional. Pois assim, aumenta o quantitativo da equipe e o patrulhamento mais ostensivo pelo bairro, trazendo esse sucesso todo para os cidadãos de bem, como vem trazendo o SEGURANÇA PRESENTE. Recendo sempre elogios dos transeuntes no qual residem no bairro.”

“A importância dos extensionistas de atendimento para o funcionamento da operação é imprescindível, pois vejo que a população consegue se entregar mais a ajudas e auxílios. É de suma importância essa interação dos extensionistas, para que os cidadãos se sintam mais à vontade para ouvirem orientações, e com isso também trazerem opiniões próprias para melhoras do projeto.”

“O projeto segurança Presente se deu justamente, por quebrar essa barreira da população com a polícia, trazendo os agentes civis, agora extensionistas, que junto da polícia militar soma forças, para que cada dia possamos estar próximo da população, com o policiamento de proximidade e mais cidadã, que é construir uma relação entre a comunidade local e os integrante da Operação segurança Presente, favorecendo um atendimento com base na confiança mútua. Os extensionistas tem um papel fundamental com essa interação, que permite que a comunidade local participe na identificação e na busca por soluções dos problemas daquelas região atendida, buscando em acolher, orientar, se fazer presente.”

“A atividade realizada pelos extensionistas de atendimento é de suma importância, pois somos nós que temos o contato diário com a população que se encontra vulnerável nas ruas. Realizamos o atendimento a estas pessoas com humanidade e sabedoria, para encaminharmos e solucionarmos a situação trazida por elas da melhor maneira possível, atuando com sensibilidade e empatia.”

“O contato direto com a população fez total diferença na efetividade e funcionalidade do programa segurança presente e isso se dá com a identificação de um Agente Civil na segurança pública. A população se sente mais confortável com o Segurança presente e mais aberta ao diálogo, com isso há uma quebra no receio e no medo a uma abordagem policial. Há mais confiança e transparência no trabalho policial para o cidadão abordado.”

“Nós extensionistas de atendimento da Operação Segurança Presente somos um modelo de abordagem de proximidade que suplementa a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Com o objetivo de promover ações de segurança pública, cidadania e atendimento social, as operações visam um ambiente mais seguro e acolhedor aos moradores, comerciantes e turistas das regiões onde atua.”

“Com resultados impactantes de redução de criminalidade no horário e área de atuação, a Operação Segurança Presente ganhou a confiança da população fluminense e se tornou uma marca forte e desejada por todos.”

“O meu trabalho é importante na ajuda que dou aos meus amigos no serviço. Minhas experiências de vida e do próprio serviço que já desempenhei antes. Ajudo muito no acolhimento e trato com as pessoas que estão precisando de alguma ajuda da operação segurança presente. Seja para dar uma simples informação ou algum serviço mais complexo, como conseguir uma vaga no abrigo e etc.”

“A população tem que sentir a presença da polícia nas ruas através da sua ostensividade e dos resultados positivos de seu trabalho (prevenção e repressão de crimes). O policiamento fardado nas ruas é um fator dissuasivo da ação dos criminosos, pois irão preferir atacar uma área sem policiamento. O contato direto com a população faz toda a diferença na atuação dos agentes do Segurança Presente. Com uma abordagem cidadã os policiais militares e agentes civis conquistaram a confiança da sociedade. Ao servir à sociedade, esse profissional garante o direito dos brasileiros de terem acesso a serviços públicos de qualidade. É a prestação de serviços que têm a finalidade de atender necessidades da sociedade.”

“Eu considero o meu trabalho primordial para o andamento do serviço. Sou um representante da sociedade civil e através desses anos conseguimos obter o respeito das forças policiais. Como extensionista de Atendimento, conseguimos obter um diálogo bom com a sociedade, ouvir suas demandas e fazermos a sociedade ser ouvida pelas forças policiais.”

“O nosso serviço é muito importante para todos os cidadãos além de estar mas próximo de cada um oferecemos diversos tipo de atendimento a pessoas com vulnerabilidade baixa, pessoas em situação de rua, então devido a todo esse atendimento acho muito importante esse programa por ajudar pessoas que praticamente estão esquecidas.”

“O nosso trabalho, dos extensionistas é fundamental para o projeto, pois vejo que a população se sente mais confortável em nos ouvir e pedir nossa ajuda. Nós, extensionistas, temos um jeito mais seguro dessa importe proximidade com os cidadãos e entendemos o nosso papel diante a OSP, com isso fica mais fácil fazer esse contato com eles, de modo que consiga conquistar cada vez mais a confiança deles.”

“A importância do meu trabalho para o funcionamento da política pública OSP, se dá a todo o projeto voltado a segurança, acolhimento social de modo geral à todos os cidadãos e especialmente aqueles em situações mais vulneráveis. Com isso fazendo com que toda política pública da OSP seja de extrema importância para a sociedade.”

“De acordo com a dinâmica do projeto o atendimento da equipe de serviço social é extremamente importante visto que se encontra a disposição da população no que tange ao acolhimento e assistência social. Além da função de mediador social nos conflitos da rotina de trabalho, sua principal função é atuar na promoção dos direitos da população em vulnerabilidade social através da escuta qualificada, do acolhimento e encaminhamento para rede de apoio, e a realização de campanhas educativas e ações socioeducativas com todos envolvidos no projeto OSP.”

“A figura do profissional do Serviço Social presente na base, e os serviços oferecidos pela categoria, podem sinalizar que a OSP se importa com o cidadão nas suas mais diversas e complexas necessidades. Podemos fortalecer a representação desse meio, com a contribuição da figura do Assistente Social, como sendo capaz não apenas de dizer para o imaginário da sociedade, mas em sua concretude, que a segurança pública, a exemplo da OSP, não é apenas sinônimo de repressão, punição ou controle. Mas que pode significar também o bem-estar dos sujeitos, o bom acolhimento daqueles que procuram os serviços prestados, a viabilização de acesso aos direitos, a confiança na busca dos profissionais para a resolução de conflitos, a construção de um melhor diálogo, e acreditar em uma possível relação salutar entre os cidadãos e a segurança pública. Eu, como Assistente Social do programa, acredito no potencial contribuição da nossa categoria profissional para uma maior humanização nas relações entre as ações de policiamento e a necessidades apresentadas pelos cidadãos. Percebo cotidianamente nas potencialidades da profissão nesse ambiente, onde mediar essa relação nos põe grandes desafios e aprendizagens ao fazer profissional.”

“O contato direto com a população faz toda diferença na atuação dos agentes do segurança presente. E da suma importância essa interação dos extensionistas para que os cidadãos sintam se mais a vontade para ouviram orientações e como isso também trazem opiniões próprias.”

“O trabalho do extensionista de interação, além de conduzir e apoiar a equipe policial e de serviço social , é de grande importância, o seu vinculo com o cidadão, que passa a confiar nas intenções dos policias ao vê-lo compartilhando seu ambiente de trabalho com civis.”

“A importância dos extensionistas de atendimentos ajuda para o funcionamento da operação é imprevisível, pois vejo que a população consegue se aproximar mais e solicitar ajuda é auxílios. E é de suma importância para que população possa dizer, e ouvir ter conhecido sobre o projeto e buscar está sempre interagindo é pondo mais esperança e confiança na OSP.”

“Com a identificação de um agente civil que auxiliam em abordagens diferenciadas, com foco na prevenção, composição e resolução de questões, de forma humanizada, a população se sente mais a vontade, sendo realizada uma cidadã e passo a passo reconquistando a confiança do cidadão. Com toda atenção e cumprimento ao respeito e dignidade do cidadão sendo efetuada uma abordagem diferenciada e contando com a colaboração do cidadão.”

“Ajudar classes em situação de vulnerabilidade, comerciantes, idosos e até mesmo o trânsito, traz consigo a importância de manter a sociedade cada vez mais confiante no sistema público. Nossa missão é trazer a certeza, aos cidadãos, de que a nossa cidade está no caminho de dias melhores e mais seguros através de nossa Operação Segurança Presente.”

“É tão importante como a dos policiais que acoplam junto com a gente e juntos vivenciamos a cada dia uma coisa diferente como furtos, roubos, desparecidos, brigas de rua etc. Assim também como aquele patrulhamento de aproximação. Junto disso tudo formamos uma família nos bairros porque a Operação Segurança Presente vem pra mostrar suas coisas boa que o Estado tem a oferecer.”

“A importância do meu trabalho e que além de eu me sentir bem fazendo o que eu gosto, eu procuro passar para a sociedade o meu melhor, assim a sociedade já nos vê com outros olhos. Outra parte é a base da aproximação com a sociedade, tirando aquela imagem ruim de que o policial é gente ruim, antes a sociedade não se sentia seguro, e a partir desse projeto o senário já é outro, por isso a importância de estar mas próximo a sociedade é fundamental.”

“Nos serviços administrativos pertinentes a Operação Segurança Presente, evitando falha no processo de execução, atendimento ao público de maneira cortês e humanizada, observando as normas e disciplinas estabelecidas pela coordenação, buscando promover harmonia no ambiente de trabalho e espírito de equipe, creio estar dando uma importante contribuição para o bom funcionamento da política pública da Operação Segurança Presente. Atuando no controle de abordagem de proximidade, recebimento de denúncias e repassando de imediato a equipe de patrulhamento da área pertinente, tornando esse atendimento mais célere, acredito que o meu trabalho tem relevância para o sucesso da OSP.”

“Nós Extensionistas somos muitos importantes porque cuidamos de toda a logística do Segurança Presente, desde a organização das bases ou até mesmos no auxílio as abordagens na rua. Somos capacitados devidos aos cursos que são que fazemos durante ao convívio na operação. Fora isso, devido a nossa vivência nas Forças Armadas, onde podemos aprender diversas coisas sobre a garantia da lei e da ordem.”

“Apoiar e somar junto a toda coordenação do projeto, ter uma excelente conduta junto à população, sempre buscar capacidade técnica para apoio a cidadania, trazendo sempre a visão que estamos nas ruas pronto a atender qualquer cidadão que precisar de nossos serviços de servir nos problemas sociais. Manter sempre o constante monitoramento na nossa área de atuação identificando soluções possíveis.”

“O meu trabalho é essencial para continuidade do PROJETO, pois, é com o meu trabalho e de todos os outros colaboradores que alcançamos os objetivos esperado pela OSP. Com nossa presença no OSP, a organização das bases, a limpeza, o atendimento das pessoas que necessitam do nosso trabalho, estando presente próximo aos comércios e principais locais turísticos, alcançando a segurança tão desejada pela nossa sociedade. “

“A importância do meu trabalho para a política pública da operação segurança presente tem sido um trabalho ardo mas feito com muito cuidado e carinho, pois sei da necessidade da população em ter as forças de segurança pública mais perto de si, pois a anos tem tido um distanciamento da população por conta de diversos fatores ao passar dos anos e também o medo por alguns moraram em áreas dominadas pelo tráfico impende também que essa proximidade acontece , mas de um tempo pra cá o policiamento de proximidade tem mudado muito e ajudado na proximidade da população com a operação.”

” A importância do meu trabalho é manter o contato direto com a população oferecer apoio ao cidadão estar sempre pronto para ajudar, dar assistência a pessoas perdidas sem documentos fazer as possíveis orientações mantendo o respeito e a proximidade.

Cabe mencionar e merece também dar ênfase que o agente civil estimula o policial militar a trabalhar, presta apoio ao policial, e filmar as abordagens.”

“Bom de fato toda a Operação Segurança Presente é uma grande máquina, ao qual é composta por diversas engrenagens, cada um com uma função diferente da outra, mas não menos importante. Elas precisam estar perfeitamente alinhadas uma a outra para o correto funcionamento, me sinto assim, uma dessas importantes engrenagens e preciso estar sempre alinhado com as outras para o perfeito funcionamento dessa grande máquina.”

“É um modelo de trabalho conjunto, cada um dentro da sua função um fiscalizando o outro, porém todos com o mesmo intuito, e mostrando para a população que dentro da abordagem feita, existe um agente civil para representar o civil abordado, fazendo com que o abordado fique mais tranquilo. Atuamos de forma ostensiva com o intuito de prevenir crimes e traze a sensação de segurança para a sociedade que ali vive, e um do diferencial da operação segurança presente é esse contato com a população com o objetivo de agradar os mesmos, como se fosse um prestador de serviço e o cliente.”

“A importância do meu trabalho refere-se ao Atendimento ao público, registro de ocorrências, relatórios de abordagens. Com esse serviço, é possível acompanhar o bom desempenho da guarnição. Através das ocorrências e relatórios de abordagens. Com isso, é possível verificarmos as quantidades de furtos, posse e uso, entre outros. Referente ao dia de serviço.”

“Comprometimento e experiencias na área que atuo, tenho responsabilidade em minhas atividades e disciplina consciente, sempre tento executar com perfeição as ordens e comandos que a mim e solicitado. Tenho competência de atender várias demandas como motorista e uma base muito boa de conhecimento técnico na área de segurança publica onde acho que tenho um destaque positivo nesta questão”

“Os atendimentos realizados pelo serviço social da Operação segurança Presente, é de suma importância e é visto como um diferencial aos olhos dos moradores do bairro de atuação do projeto, por que ter um assistente social disponível , para orientar, encaminhar para serviços ou dar uma isenção para retirar um documento, quando essa pessoa encontra-se em situação de vulnerabilidade, e se sentem acolhidas em um momento difícil de sua vida, e na maioria das vezes , elas nem tinham ideia de onde buscar esses serviços , e ao final do atendimento, você percebe que fez a diferença na vida daquela pessoa com um atendimento humanizado. Outro ponto importante, é trabalhar na base com os policiais, que a princípio poderia gerar um certo desconforto da parte do usuário, mas essa aproximação eu consigo enxergar positivamente, porque tira o estigma que a policia é só repressão.”

“Ter um projeto que envolva o policiamento de proximidade junto a uma equipe multidisciplinar é inovador e tem demonstrado ser de suma importância para a sociedade, pois ajuda a criar uma relação de confiança entre a polícia e a comunidade, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em áreas de risco, prevenindo também os crimes e a violência, ajudando a promover uma maior participação dos cidadãos junto a segurança pública. Outrossim, no que diz respeito aos serviços sociais prestados no projeto, destaco a importância do assistencialismo aos mais vulneráveis, seja no acolhimento dos moradores de rua, a uma simples orientação.”

“A troca de experiências em quem vive todos os dias a operação, nós (fixos – PMs e Agentes Civis), com os estímulos (PMs e PCs), que se escalam para o serviço reflete outra importância para o funcionamento dessa política, uma vez que às informações transmitidas por nós são acolhidas e disseminadas nos batalhões o que reflete mudanças comportamentais nessas estruturas.”

“A importância do Serviço Social para a operação segurança presente é justamente trazer o lado mais social para a operação.  Abordando as questões sociais e o indivíduo como todo. Fazendo um policiamento de proximidade com o serviço social como apoio.”

“Nossa importância em si, é fazer a medicação social e de conflitos no local, e tentar conter para que não evolua a situação de risco. Precaver as situações com o ensinamento das aulas, e usar os métodos vistos nos os materiais de estudo e vídeo aulas ministradas pelos nossos professores altamente capacitados.”

“A humanização na prestação da segurança pública ajuda a aumentar a credibilidade da PM perante a sociedade. Normalmente o policial militar, com sua noção de dever, encara o próprio serviço como uma guerra. O extensionista tem a missão de minorar essa ideia e ser um elo entre a sociedade civil e o policial que está atuando local.”

“Um trabalho insubstituível, resumo como se fosse os olhos da população dentro da polícia militar, é a população mais próxima, mais presente. Outra importante função é sentir-me como um elo de ligação entre população e órgão público de segurança (polícia militar, governo do estado). Esse tipo de trabalho transforma a Operação Segurança no que é hoje, um conceito único de segurança pública o qual tem níveis irrisórios de reprovação.”

“Na medida em que eu desenvolvo o meu trabalho com qualidade e eficiência, consigo atender e dar suporte aos demais integrantes da equipe, fazendo com que ao final nosso serviço feche com uma boa produção.”

“O trabalho do agente no projeto segurança presente trás mais tranquilidade ao cidadão que ao ser abordado por um agente civil com educação e respeito ao cidadão, a abordagem fica mais tranquila de ser efetuado, o agente civil auxiliar todos os cidadãos sem discriminação.”

“A política pública Operação Segurança presente é pautada na aproximação dos agentes de forma mais amistosa junto à população, ou seja, mais presente de fato – nas orientações/informações, auxílios e até mesmo nas abordagens que são mais humanizadas, sem discriminações, com respeito ao cidadão. Quando as pessoas são informadas sobre objetivo da Operação Segurança Presente e que há um agente civil /cidadão como outro acompanhando – ficam surpresas no primeiro momento, e se identificam-se sentem mais confiantes e tranquilas, assim, ocorre a quebra de um estereótipo em relação a presença do agente da Polícia Militar. Essa forma de atuar com mais proximidade ao cidadão traz mais confiança e a sensação de segurança aumenta, devido ao atendimento mais próximo.”

“O meu trabalho tem uma grande importância, pois, ao compor a equipe de patrulhamento temos como objetivos a relações e interações com os comerciantes, moradores e trabalhadores da região, que se configura o aumento da sensação de segurança, através da construção, manutenção realizada pelo atendimento, acolhimento de denúncias e realização de ações que integram moradores e trabalhadores daquela região, relação de confiança mútua entre os integrantes da base da Operação Segurança Presente e os locais, que residem e trabalham nas áreas atendidas. Gerando fortalecimento dos laços com as pessoas da região.”